As Escolas
Vejamos abaixo como as Escolas se estruturam, seus objetivos e os seus conteúdos programáticos.

1) – A Escola de Evangelização da Infância e da Juventude

Esta escola, como dissemos anteriormente, atende ao público infantil e adolescente, dos 7 aos 17 anos, e oferece:

  • Curso de Evangelização Infanto-juvenil – Este curso visa a educação espiritual e a evangelização do público infanto-juvenil e se realiza aos sábados pela manhã, no horário das 10 às 11h.

O Curso de Evangelização Infanto-Juvenil na Casa do Jardim foi lançado oficialmente em 28 de maio de 2005, por iniciativa do então Coordenador do Departamento Espiritual  da Casa do Jardim, Carlos Iguassú Nogueira Barradas e prestigiado, posteriormente, pelas Diretorias que se seguiram. O Curso, na época, estava sob direção do Departamento Espiritual, mas por força regimental, passou a fazer parte do Departamento de Educação, ao lado do Curso de Educação Mediúnica para adultos, coordenado por João Pedro Farias.

Sua finalidade é de levar a luz do Evangelho de Jesus Cristo, às mentes e corações das crianças e jovens de 7 aos 17 anos de idade. Desnecessário é ressaltar a importância desta atividade, dentro da Casa Espírita, pois na formação evangélica são trabalhados os aspectos morais, ou seja, a aplicação dos princípios do Evangelho segundo o Espiritismo ao dia a dia de cada Evangelizando. Os reflexos destes ensinamentos refletir-se-ão na Família e na Comunidade.

Pedagogas experientes, voluntárias, com largo conhecimento doutrinário, vêm conduzindo este trabalho alicerçado numa proposta pedagógica atual, de muita dedicação e profundo amor pelas crianças e jovens que por ali chegam. Aos menores, prevalecem atividades lúdicas como histórias, desenhos, e outras técnicas. Pesquisas e debates predominam no ensino-aprendizagem dos maiores, pré-adolescentes e adolescentes.

Conduziram com devotamento esta tarefa, as Evangelizadoras Verônica Brussa e Rosângela de Souza, durante os dois primeiros anos, sob a coordenação de Vilma Duarte Fernandes.

Atuam atualmente Sara Silveira, Carmen Azambuja, a estagiária Carolina Costa e Vilma Duarte Fernandes, sendo esta última, a Diretora das atividades da Escola.

Muitos irmãos da Casa têm contribuído  com a Escola, seja inscrevendo seus filhos ou netos, seja participando nas aulas com sua vivência e conhecimento doutrinário.

Como destaque especial, dentre as centenas de Evangelizandos que passaram pela Escola, ressaltamos a presença de Carolina Barros, que desde os 6(seis) anos de idade permanece até o momento, participando ativamente das aulas, dando com sua dedicação, um exemplo aos jovens.

As Crianças, Pré-Adolescentes e Adolescentes que pela Escola passam, levam em seus corações a semente do Evangelho e a esperança de que a sociedade se torne melhor e que o “amai-vos uns aos outros”, seja uma realidade palpável para todos nós, com mais Fé, Esperança e Caridade na caminhada evolutiva a que nos propomos.

Deus nos abençoe a todos!

2) – A Escola de Educação Espiritual e Mediúnica

Tem como atribuição a oferta de cursos ao público adulto, a partir dos 18 anos e oferece os seguintes cursos:

  • Curso de Férias André Luiz – cujo objetivo é congregar os estudantes e a comunidade em geral para o estudo das obras de André Luiz, oferecendo uma oportunidade de reunião e “bate-papo” construtivo todas às quartas-feiras, das 19h às 21h, a partir da segunda semana de janeiro até final de fevereiro de cada ano.
  • Curso de Evangelização de Jovens e Adultos – Este curso, que se realiza aos sábados, das 9,30h às 10,30h. Tem por objetivo propiciar um momento de reflexão sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo aos pais que trouxeram seus filhos para o curso de evangelização infanto- juvenil, bem como aos consulentes e familiares que vem à Casa do Jardim para Atendimento Espiritual, Acolhimento Fraterno ou Passes.
  • Curso de Educação Espírita – O presente curso oferece aos estudantes a possibilidade de conhecer os fundamentos da Doutrina Espírita, pois nele são estudadas as obras básicas de Allan Kardec, quais sejam: O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, a Gênese e Céu e Inferno. Este curso se realiza em 2 anos de estudo, com encontros de estudo semanais, que poderão ser nas segundas, quartas ou sextas-feiras, conforme o calendário escolar do ano, das 19 às 21 horas.
  • Curso de Educação Mediúnica – É o principal curso desta Escola. Oferece oportunidades para a auto-educação, o autoconhecimento e a auto-evangelização dos estudantes, dedicando 3 anos de estudo aos Evangelhos, de modo a qualificar os futuros servidores da Casa do Jardim ou de suas congêneres. Seguindo uma escala pré-definida, os encontros de estudos ocorrem também nas segundas, quartas ou sextas-feiras, conforme o estudante esteja num dos seus diversos anos de formação. O horário dos encontros é das 19 às 21h30min. , salvo os casos definidos na grade curricular. O curso está planejado para ser realizado em 5 anos, com o seguinte programa:
    • 1º Ano – O Livro dos Espíritos, o Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec e o Evangelho de São Mateus;
    • 2º Ano – Mediunidade, de Edgar Armond, Mediunismo, de Hercílio Maes (Ramatis) e Evangelho de São Marcos e leitura extra-classe do livro Nosso Lar, de Francisco C. Xavier;
    • 3º Ano – Estudando a Mediunidade, de Martins Peralva, Nos Domínios da Mediunidade, de Francisco Xavier (André Luiz) e o Evangelho de São Lucas e leitura extra-classe do livro Os Mensageiros, de Francisco C. Xavier;
    • 4º Ano – Passes e Curas Espirituais, de Wenefledo de Toledo, Mecanismos da Mediunidade, de Francisco Xavier (André Luiz), e Técnica da Mediunidade, de Carlos Torres Pastorino; leitura extra-classe do livro Missionários da Luz, de Francisco C. Xavier;
    • 5º Ano – Espírito/Matéria = Novos Horizontes para a Medicina e Energia e Espírito, de José Lacerda de Azevedo; leitura extra-classe do livro No Mundo Maior, de Francisco C. Xavier
    • Curso de Atualização em Educação Mediúnica – A partir de 2012, teve início o curso complementar aos estudos realizados nos cinco anos anteriores, que denominou-se “6º ano”, embora compreenda três módulos de um ano de duração em cada um, sendo:
      • Módulo Evangelização – Introdução aos fundamentos da Apometria, de João Pedro Farias Rodrigues e Jesus Nazareno, de Huberto Rohden;
      • Módulo Revitalização – Evolução em Dois Mundos, de Francisco Xavier (André Luiz), Fisiologia da Alma e Mediunidade de Cura, de Hercílio Maes (Ramatis);
      • Módulo Desobsessão – Loucura e Obsessão, de Manoel P. de Miranda/Divaldo Franco, Entre a Terra e o Céu, de Francisco Xavier (André Luiz) e Ação e Reação, também de Francisco Xavier (André Luiz).
  • Programa de Capacitação Docente – Este programa tem por objetivo identificar e qualificar servidores no planejamento, implantação, coordenação e docência dos cursos destinados à difusão da Doutrina Espírita e na prática de Atendimento Espiritual com o método da Apometria. Ao final de todos os estágios deste programa, os participantes estarão qualificados para exercerem as funções de evangelizadores, palestrantes, coordenadores de grupos de estudo e de dirigentes de grupos de Atendimento Espiritual, sendo mais conhecidos na Escola como monitores..
  • Serviço de Orientação ao Estudante – Este serviço tem por objetivo orientar os estudantes em seus questionamentos pessoais. Para isso o estudante deverá solicitar o auxílio, que será prestado em dia e hora marcados por dois monitores.

Volta ao início


AÇÕES

Conheça algumas ações da Casa do Jardim | Saiba mais...

Rádio Web

Rádio Web e Canal You Tube Casa do Jardim | Saiba mais...

JARDIM MAIOR

Jardim Maior é o projeto para triplicação dos serviços prestados à comunidade em geral | Saiba mais...

© 2015 CASA DO JARDIM - Todos os Direitos Reservados. CREATIVE & DESIGN BY : RTWEB&DESIGN / POADESIGN - Internet Soluctions.