Fundamentos da Apometria

Fundamentos da Apometria

O que fundamenta a Apometria no Espiritismo? 

 

No “Evangelho Segundo o Espiritismo” de Allan Kardec: cap.XIX  “A fé transporta montanhas”, nº 5, destacamos:

“O poder da fé participa da ação, direta e especial do magnetismo, com cujo fluido como agente universal, o homem age modificando-lhe as propriedades e dando-lhe uma impulsão por assim dizer Irresistível. Por isso, quem reunir à fé ardente uma grande potência fluídica normal, pode, pela simples vontade de dirigida para o bem, operar extraordinários fenômenos de cura e outros, outrora considerados prodígios, e que são apenas consequentes de uma lei natural. Tal é o motivo porque Jesus disse aos apóstolos que não puderam curar porque não tinham fé.”

Na obra “A Gênese” de Allan Kardec: cap.XVI – “Os fluidos” nº 14, destacamos:

“Os espíritos agem sobre os fluidos espirituais, não os manipulam como os homens manipulam os gases, mas com o auxilio do  pensamento e da vontade. O pensamento e a vontade são para os espíritos aquilo que a mão é para o homem. Pelo pensamento, eles imprimem a tais fluidos esta ou aquela direção; eles o aglomeram, os combinam ou os dispersam; formam com esses materiais, conjuntos que tenham uma aparência, uma forma, uma cor determinadas; mudam suas propriedades como um químico altera as propriedades dos gases ou de outros corpos, combinando-os segundo determinadas leis. É grande oficina ou laboratório da vida espiritual.”

Na obra de André Luiz “Nos Domínios da Mediunidade” de André Luiz&Chico Xavier, cap.1 – Estudando a mediunidade, pag.18- 19, destacamos:

“É contraproducente intensificar a movimentação da energia sem disciplinar-lhe os impulsos. É perigoso possuir sem saber usar.”

Na obra “Introdução aos Fundamentos da Apometria” de João Pedro Farias Rodrigues, pág. 133, 1ª edição/2016, destacamos:

 

O que é Apometria?

•  Em sentido etimológico: Apometria: apo (grego), além de, afastamento;  metria (grego), medida. Além da medida.

•  Em sentido restrito: Pela primeira lei, a lei básica da apometria é uma técnica de desdobramento que permite provocar o afastamento do corpo astral do conjunto formado pelo duplo etérico e o corpo físico. É um conceito que pode ser aceito apenas para introduzir o estudo do novo método. Não corresponde às leis da dinâmica de atendimento. Oculta e não esclarece o verdadeiro fundamento proposto pelo método. Podemos especular que talvez fosse essa uma motivação inicial do Dr.Lacerda, considerando que ele mesmo conceituou inicialmente como uma técnica de desdobramento.

•  Em sentido amplo: É um método medianímico de atendimento espiritual que visa à terapêutica energética e desobsessiva dos assistidos, encarnados ou não. É a ciência dos espíritos aplicada na prática da caridade e fundamentada na Doutrina Espírita. Abrange todas as terapias que se ocupam da natureza psico-energética do homem-espírito. O atendimento é espiritual, o método é espírita e a técnica é apométrica.

Na obra “Espírito/Matéria = Novos Horizontes para a Medicina” de Dr. José Lacerda de Azevedo pág.170-193, 9ª edição/2007, destacamos:

– Lei do Desdobramento Espiritual.

– Lei do Acoplamento Físico.

– Lei da Ação à Distância, pelo Espírito Desdobrado.

– Lei da Formação de Campos de Força.

– Lei da Revitalização dos Médiuns.

– Lei da Condução do espírito desdobrado, do paciente encarnado, para planos mais altos em hospitais do astral.

– Lei da Ação dos espíritos desencarnados socorristas sobre os pacientes desdobrados.

– Lei do Ajustamento de Sintonia vibratória dos espíritos desencarnados com o médium ou com outros espíritos desencarnados ou de ajustamento da sintonia destes com o ambiente para onde, momentaneamente, foram enviados.

– Lei do Deslocamento de um espírito no espaço e no tempo.

10ª – Lei da dissociação do espaço-tempo.

11ª – Lei da Ação telúrica sobre os espíritos desencarnados que evitam reencarnação

12ª – Lei do Choque do tempo.

13ª – Lei da Influência dos espíritos desencarnados em sofrimento, vivendo ainda no passado sobre o presente dos doentes obsediados.

•  Luis J. Rodriguez (Hipnometria)
•  Conrado Rigel Ferrari e João Amado Venâncio (Fundador e continuador dos trabalhos espirituais no Hospital Espírita de Porto Alegre – HEPA)
•  José Lacerda de Azevedo e Dona Yolanda Lacerda de Azevedo (Fundadores da Casa do Jardim)

 

• Livros recomendados por Dr. Lacerda, da obra de André Luiz & Chico Xavier, aos estudantes:  

       Nos Domínios da Mediunidade” (1955/FEB).
       “Mecanismos da Mediunidade” (1959/FEB).
       “Evolução em Dois Mundos” (1958/FEB).
       “Ação e Reação” (1956/FEB).

 

• Divulgação da Apometria

A divulgação da Apometria para além dos limites da Casa do Jardim acontece através de um grupo de trabalhadores, que apresenta o trabalho de Dr. Lacerda a convite de instituições ou da própria iniciativa, promovendo ações educativas, seminários, congressos, encontros, cursos e palestras.

Fazem parte desta equipe trabalhadores que conviveram com Dr. Lacerda quando ele estava iniciando seus estudos sobre o Método de Apometria e Monitores Dirigentes da Escola de Educação Espiritual e Mediúnica da Casa do Jardim.

Esse grupo tem como objetivo levar a estudiosos da espiritualidade a correta compreensão e o conhecimento sobre a proposta desenvolvida por Dr. José Lacerda de Azevedo.