Linha do tempo | Evangelização para crianças e adolecentes

Linha do tempo | Evangelização de Crianças e Adolescentes na Casa do Jardim

Histórico da Evangelização no RS

• 1945:
A Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS) recebe uma mensagem de Bezerra de Menezes; conclamando-a para que implemente aulas de evangelização para infância e juventude em seus programas de educação. Destaca-se a resposta do espírito Bezerra de Menezes, quando do questionamento da importância da Evangelização Infanto-juvenil na formação da Sociedade do Terceiro Milênio. Ele afirma que: “Considerando-se, naturalmente, a criança como o porvir acenando-nos agora, e o jovem como o adulto de amanhã, não podemos, sem graves comprometimentos espirituais, sonegar- lhes a educação, as luzes do Evangelho de Nosso Senhor Jesus-Cristo, fazendo brilhar em seus corações as excelências das lições do excelso Mestre com vistas à transformação das sociedades terrestres para uma nova Humanidade.”

• 01/05/1948:
A FERGS, na época com vice-presidência de Francisco Spinelli, inaugura a evangelização, no Instituto Espírita Dias da Cruz, em Porto Alegre/RS, com as trabalhadoras Alcina Taborda Garcia e Alba Saucedo. De 1948 até hoje, muitos evangelizadores que atuam nas casas espíritas se formaram nos cursos promovidos pela FERGS. Eles contribuíram para que a evangelização avançasse, partindo de Porto Alegre para outras regiões brasileiras, educando desde bebês a adolescentes.

“O coração da criança é o solo a cultivar, eivado de dificuldades. Arroteemos o terreno à nossa disposição, adubemo-lo e atiremos nele as sementes do Evangelho. Jesus fará o resto”.

Francisco Spinelli (1893- 1945)

“A ação evangelizadora, inspirada na formação integral da criança e do jovem, contempla o conhecimento doutrinário, o aprimoramento moral e a transformação social, tendo como finalidade a vivência da máxima do Cristo – o Amor a Deus, ao próximo e a si -, e como objetivo primordial a formação do Homem de Bem.”

(FERGS)

• 1961:
Inicia a Confraternização de Juventudes Espíritas do RS – CONJERGS. Dentre os temas, destacam-se: “Conectados com Jesus – 25ª edição”, “Sexualidade e Espiritualidade – 27ª edição” e “Protagonize a Vida – Jovem, brilhe a vossa Luz – 28ª edição!” A 29ª edição ocorreu em 2022.

*Informações extraídas do “Breve Histórico da Evangelização Espírita no RS”apresentado por Fabíola Cestariolo no 1º Seminário de Evangelização CJ/2020.

Evangelização de Crianças e Adolescentes na Casa do Jardim

“Cristo, o maior pedagogo da humanidade, disse: “Deixai vir a mim os pequeninos”. Esta sagrada mensagem ecoa mais forte diante do desafio de difundi-la dentro do Centro Espírita, em que cada um, integrado nos objetivos da Casa, adote como sua a Escolinha de Evangelização.”

Por que Evangelizar? Vilma Fernandes, Fundadora do grupo de Evangelização CJ

“A palavra da Evangelização é acolhimento. Esse serviço era inexistente na Casa, mesmo com Atendimento de muitas famílias. Ele foi criado no improviso, pelo coração, a fim de que as crianças e as famílias se sentissem bem, enquanto aguardavam um atendimento agendado nos grupos de Atendimento Espiritual da Casa.”

Carmen Azambuja, Evangelizadora

“O ensinamento do Cristo pelo gesto e a palavra da criança é o Evangelho em ação!”

Liane Costa, coord. do grupo 2017 –até o momento

O trabalho do grupo de Evangelização é mediúnico e requer prioritariamente planejamento, flexibilidade e sensibilidade constantes. O amor e a empatia por crianças e adolescentes, o conhecimento da Doutrina Espírita, a vontade de se aperfeiçoar, aprendendo e praticando sobre si mesmo os ensinamentos são qualidades que devem ter o Evangelizador.(*)

Os evangelizandos ensinam com seu aprendizado, encantam com seu crescimento. A coordenação une a equipe com amorosidade e as evangelizadoras com mais experiência partilham com generosidade seu conhecimento.(*)

Congregar as famílias, sensibilizando-as para a responsabilidade de conduzir os filhos pelo caminho do bem. Incentivar pais e mães sobre a sua missão e o importante papel a desempenhar no desenvolvimento moral e intelectual do filho. Aprende-se na Evangelização de Crianças e Adolescentes da Casa do Jardim o saber e o fazer com o coração.(*)

*Informações extraídas do TCC: “O Despertar à Luz do Evangelho – a Evangelização Infanto- juvenil na Casa do Jardim” de Cristina Dasso, CJ/2020.

• 28/05/2005:   
Começa o trabalho de evangelização com coordenação de Vilma Duarte Fernandes, a convite do então Diretor do Depto Espiritual, Carlos Iguassú Barradas. A primeira turma recebeu os irmãos Júlia e Felipe, filhos de um casal de trabalhadores da CJ, e crianças da Creche Orfanotrófio II. A equipe mentora do grupo é constituída por Vó Blandina, Dona Yolanda e Irmã Clara (desencarnadas), Vilma Fernandes, Carmen Azambuja e Sara Silveira.

2005-2007:
As evangelizadoras que chegam ao grupo neste período são Verônica Brussa e Rosângela Ribeiro de Souza, estudantes da CJ, e Carmen Azambuja, oriunda da evangelização no grupo espírita Chico Xavier, de Porto Alegre. Nasce assim a “Escolinha”, como foi chamado o grupo de evangelização. Os encontros ocorriam aos sábados, inicialmente na Biblioteca da instituição, das 10h às 14h.

Na coordenação do grupo estiveram Vilma Fernandes (2005-2015), Sara Silveira (2016- 2017) e Liane Costa (2017até o momento).

• 2015:
A Escolinha completa 10 anos e, entre outras comemorações, é lançado o Calendário 2016. O calendário comemorativo segue a identidade visual do projeto Jardim Maior, com arte em dobraduras (origamis). O calendário apresenta, ilustrações de artistas voluntários (Rodrigo Cambará, Valdir Canado, Monika Papescu, Carla Barth, Cadão Volpato, Samantha Floor, Ricky Bols, Carla Pilla, Laura Castilhos, Rodrigo Rosa, Fabio Zimbres e Cly Reis) que doaram um trabalho de acervo ou inédito feito especialmente para essa edição. Toda a renda do Calendário 2016 é revertida à Casa do Jardim e o lançamento ocorre no evento “Encontro Nacional de Apometria”, na Casa do Gaúcho em 27/nov.

• 2016:
A Escolinha ganha novo nome e passa a se chamar “Escola de Evangelização da Infância e Juventude”, agora regida pelo Depto. de Educação da CJ. O grupo de evangelizandos realiza intervenções no passe coletivo, aos sábados. Acontece a 1º sessão da atividade Cineminha na Casa, idealizado por Clarice Balejos com o objetivo de congregar pais, filhos e demais responsáveis, além da comunidade.

• 2016-2017:
Assume em 01 de setembro, a coordenação do grupo, a evangelizadora Sara Silveira.

• 2017:
        Assume a coordenação do grupo a evangelizadora Liane Costa.
        A atividade Cineminha na Casa passa a integrar o Programa de Estudos da Escola de Evangelização.

• 2018:
A música é inserida no grupo para abrir os encontros.

• 2019:
A Escola de Evangelização passa a se chamar Escola de Evangelização para Crianças e Adolescentes. A partir de um novo enfoque e estrutura, integra o Regimento Escolar da Educação da Casa do Jardim e adapta-se ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, conforme o artigo 2º, e à Constituição Brasileira de 1988. Oferece os cursos para bebês e seus pais, crianças, adolescentes e a atividade Cineminha na Casa.

• 2020:
O podcast “15 anos” comemora a data de início do grupo. O podcast é semanal, via mixcloud e traz entrevistas e depoimentos com trabalhadores, estudantes, ex-estudantes e monitores da equipe de Evangelização da Casa, apresentando os blocos: “Semear”, que traz a fala de uma evangelizadora contando o seu início no grupo; “Relembrar”, que traz uma lembrança marcante vivenciada nestes anos de Evangelização; “Com a palavra o Estudante”, as crianças e jovens que frequentaram ou frequentam o grupo, falam sobre seu aprendizado e ainda, “Os 15 anos”, onde cada evangelizadora dá a sua colaboração individual e compartilha aspectos relevantes desse trabalho com os ouvintes. Ao todo foram realizados 07 episódios nos meses de outubro e novembro, com os seguintes temas:

        1. Como o grupo de EV começou?
        2. Porque Evangelizar crianças e adolescentes?
        3. Quais qualidades deve ter o Evangelizador?
        4. A contribuição das Artes no estudo de Evangelização
        5. As mudanças e a adaptação dos estudos aos novos tempos
        6. Trabalho da equipe espiritual do grupo de Evangelização
        7. Educação Espiritual e Mediúnica

Destacamos algumas frases ditas nos episódios:

“Os evangelizados são os futuros trabalhadores na Casa ou mundo, aonde estiverem.” (Carmen Azambuja)

  “É na infância que o espírito tem mais chance de adaptação, pois está mais maleável para aprender. Ele absorve com mais facilidade as vibrações convivendo e observando. A construção da personalidade está em aperfeiçoamento e cada fase é importante.” (Liane Costa citando Eurípedes Barsanulfo)

  “Evangelizar é bem mais do que alfabetizar, pois pressupõe o envolvimento de toda a Casa” (Verônica Brussa)

  “Deixai, vir a mim as criancinhas! Disse Jesus Cristo, e nós complementamos, aceitar todas as crianças como elas são, tal qual elas se expressam para mais facilmente orientá-las no conhecer a si mesmo!” (Eloadir Soares)

  “A relação e integração entre o Depto de Educação e a Escola de Evangelização para Crianças e Adolescentes da Casa do Jardim é perfeita, pois os Evangelizadores são em sua maioria estudantes egressos da Escola de Educação Espiritual e Mediúnica da Casa do Jardim. Além disso, a criança e o adolescente que desejarem seguir estudando, em sua fase adulta, poderão fazê-lo já que a grade curricular possibilita essa continuidade.” (João Pedro Farias Rodrigues)

  “Os encontros de Evangelização são um espaço de diálogo, você chega com uma dúvida e sai mais sábio, entendendo as coisas.” (Livia)

  “Eu gosto de ver o comum de uma forma diferente!” (Yure)

  “Seu estou na Casa do Jardim desde que eu estava na barriga da minha mãe!” (Pedro)

  “A Evangelização me ajudou a esclarecer dúvidas e a pensar!” (Aline)

  “Lá eu aprendi o respeito ao próximo!”(Náthali)

  “O meu maior ensinamento foi Amar a mim mesma e aos outros!” (Isabele)

Neste ano especial comemoraram também conosco, estes 15 anos, a Dra. Estrelinha (Márcia Dall Bosco), o Dr Poka Sombra (Guilherme Sacchi), a Neusa Sá e o Hique Gomez, que nos proporcionaram momentos emocionantes nos encontros virtuais.

• 30/05/2020:
Acontece o 1º Encontro Virtual de Evangelização, com crianças e familiares, que possibilita a continuidade das atividades durante o período de isolamento social da pandemia de Covid-19.

• 18/07/2021: 
É realizado o 1º Seminário De Evangelização InfantoJuvenil.*

• 16/07/2022: 
É realizado o “1º Encontro das Evangelizadoras – Educação com Jesus”.*

• 23/07/2022: 
É realizado o “2º Seminário das Evangelizações – Educação com Jesus”.*

• 22/07/2023:
É realizado o “3° Seminário das Evangelizações – Vinde a mim às famílias”.*

*Os Seminários de Integração das Escolas de Evangelização das Casas Espíritas têm realização da Escola de Evangelização de Crianças e Adolescentes da Casa do Jardim, Porto Alegre, da Evangelização InfantoJuvenil da Casa da Volta do Campo IBACEMA, Porto Alegre, da Casa Espírita Amor e Caridade, Cruzeiro do Sul/RS e Congregação Espírita Evangélica, São Paulo/SP. Todos os eventos são apresentados por Aristeu Prestes dos Santos.

Cursos oferecidos pelo Grupo de Evangelização

•  Curso de Evangelização para bebês e seus pais: crianças até 03 anos incompletos

•  Curso de Evangelização para crianças e seus pais (nível 1): crianças de 03 a 06 anos incompletos

•  Curso de Evangelização para Crianças (nível 2):  crianças de 6 a 09 anos incompletos

•  Curso de Evangelização para Crianças (nível 3):  crianças de 09 a 15 anos incompletos

•  Curso de Evangelização para Adolescentes (nível 1): 12 a 15 anos incompletos

•  Curso de Evangelização para Adolescentes (nível 2): 15 a 18 anos incompletos

•  Cineminha na Casa: atividade com 04 sessões por ano, com média entre 10 a 15 espectadores e objetivo de congregar pais, filhos e demais responsáveis, além da comunidade, a partir da exibição de um filme, com vistas a despertar valores morais e espirituais.

Entre 2005 a 2020, conforme os Relatórios Anuais de Atividades foram realizados em média 422 encontros e atendidas aproximadamente de 448 crianças/adolescentes entre 01 a 17 anos.

Voluntários

Durante todos estes anos inúmeros voluntários, fizeram parte do Grupo de Evangelização, entre eles:

2005-2008: as evangelizadoras, Verônica Brussa, Rosangela Souza e Carmen Azambuja ingressam no grupo.

2009: a evangelizadora, Sara Silveira ingressa no grupo.

• 2011-2013: a pedagoga Carolina Rios Pinto Costa, estudante da Casa do Jardim, para atuar nos projetos pedagógicos junto às crianças de até 08 anos. Anos depois entre 2018 a 2020 ela volta ao grupo.

2014: a evangelizadora Libia Simão ingressa no grupo.

• 2017: a evangelizadora Cristina Gautério Dasso ingressa oriunda do grupo de Evangelização da Volta do Campo-IBACEMA/Porto Alegre-RS.

• 2018: os voluntários, Sérgio Baltazar de Lemos (músico) e o estudante da Casa do Jardim, Leandro Pereira Mottin ingressam trazendo voz e violão para os 30 minutos de abertura dos encontros.

2019: a nutricionista e também estudante da Casa do Jardim, Amanda Sperb ingressa no grupo trazendo contribuições na área da saúde alimentar.

2020: a evangelizadora Fabíola Cestariolo, oriunda do grupo de Evangelização da Casa Volta do Campo -IBACEMA/Porto Alegre-RS, e também estudante da Casa do Jardim, ingressa no grupo.

• 2021: a evangelizadora Cris Menezes, ingressa no grupo.