O Departamento de Educação
Dentro do organograma geral da Casa do Jardim, o Departamento de Educação se subordina, como os demais departamentos, à Diretoria Colegiada.
O Departamento de Educação foi criado com o objetivo de cumprir a seguinte finalidade, dentre outras, que o Estatuto (03/10/2015) da Casa do Jardim estatuiu no seu Art. 4º :
….
IV) estudar, praticar e difundir os princípios da Doutrina Espírita, sob o aspecto científico, filosófico e religioso;
….
VIII) promover grupos de estudos, cursos, simpósios, conferências e outras atividades relacionadas a seus objetivos;
….
Cabe ao Departamento de Educação gerir:
- A Escola de Educação Espiritual e Mediúnica;
- A Escola de Evangelização de Crianças e Adolescentes e
- Sua própria secretaria
Das Escolas
As Escolas oferecem cursos gratuitos ao público em geral e aos servidores da Casa do Jardim.
1) – A Escola de Educação Espiritual e Mediúnica tem como atribuição a oferta de cursos ao público adulto, a partir dos 18 anos.
2) – A Escola de Evangelização de Crianças e Adolescentes tem como atribuição a oferta de cursos ao público infantil e adolescente, dos 7 aos 17 anos.
Como compreendemos o que é Educação?
“Educação é toda influência exercida por um Espírito sobre outro, no sentido de despertar um processo de evolução. Essa influência leva o educando a promover autonomamente o seu aprendizado moral e intelectual. Trata-se de um processo sem qualquer forma de coação, pois o educador apela para a vontade do educando […].”
Dora Incontri, A Educação Segundo o Espiritismo p.42.
Qual a pedagogia adotada na Escolas ?
Utilizamos como processo pedagógico não o formato “professor-alunos-lousa”, mas os debates entre estudantes, utilizando-se como “técnica didática” o diálogo, como a seguir se define: “[…] o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa.”
Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido, p.78.
Qual o seu método?
“Seminários, debates, reuniões de estudos em que todos possam colocar seus questionamentos e dúvidas, a própria disposição das cadeiras em círculos e não em plateias com um púlpito longínquo. Tudo isso deve fazer parte do panorama pedagógico do centro espírita, quebrando o monólogo autoritário dos oradores.”
Dora Incontri, A Educação Segundo o Espiritismo p.199.
Este é seu lema:
“APRENDER SEM DESANIMAR,
SERVIR SEM ESMORECER,
APRENDER COM VONTADE DE ENSINAR e,
ENSINAR COM VONTADE DE APRENDER”.